O novo paradigma de comando e controle nas operações conjuntas: Um desafio à implementação do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz)

Roger Pinesso da Silva

Abstract


A era da informação, em que vivemos, permite que enormes massas de dados sejam disponibilizadas, di?cultando o trabalho dos decisores e suas equipes. Hoje, temos as Operações de informação que podem manipular as atitudes de amigos e oponentes. Os conceitos de Guerra Centrada em Redes favorecem a tomada de consciência da situação em localidades remotas com informações oportunas, precisas e  relevantes. Informações essas, que ?ltradas e avaliadas por pessoal treinado, são empregadas em indicadores de desempenho, os quais condicionam a condução de operações militares. Além disso, há a ameaça da Guerra Cibernética que pode interromper, confundir ou mesmo furtar o ?uxo de informações indispensável ao Comando e Controle (C2). Outra questão atual é a necessária garantia de C2 ágil tanto para a vigilância quanto para a aplicação da força. Tudo isso aponta para soluções de C2 passíveis de emprego prático no SisGAAz, um dos desa?os fundamentais da Marinha do Brasil.Palavras-chave: Informação. Redes. Operações. Comando. Controle.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2015 REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVAL

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION