Os satélites e a rede nacional de telecomunicações

Wandyr das Neves Siqueira

Abstract


Com o surgimento das técnicas espaciais, temos assistido a uma profunda alteração dos métodos e sistemas convencionais nos mais diversos campos da atividade humana.

Nos setores das comunicações e da navegação, aos quais nos temos encontrado mais ligados por obrigação e, sobretudo, por devoção, falar de progresso é certamente empregar uma expressão modesta. Com efeito, o surto de progresso tecnológico que se tem conhecido em tais atividades só encontra paralelo em alguns poucos setores, técnico-científicos da atualidade. Por nós, falam melhor todas as maravilhas da Arte da Comunicação que os meios de teledifusão têm amplamente divulgado. Acontece, porém, que, no meio dos aspectos menos divulgados das telecomunicações atuais, avulta um que se nos afigura de importância capital para os profissonais da segurança no mar, para quem o conhecimento de sua posição precisa e a confiabilidade das comunicações com os órgãos de comando são vitais. Referimo-nos aos modernos sistemas de navegação e de comunicações marítimas por satélite.

Daí decorre a razão fundametal deste trabalho de pesqisa, que, sem se deter em aspectos demasiaamente técnicos, outro escopo não têm senão trazer ao conhecimento daqueles que estão sendo preparados para o exercìcio das funções de chefia inerentes aos altos escalões da Marinha algumas considerações sobre um vasto assunto que, a médio prazo, fará parte das ferramentas normais de trabalho de um Chee Naval.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 REVISTA DA EGN

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION