Por que o Brasil precisa de submarino nuclear?

João Paulo Moreira Brandão

Abstract


Em recente entrevista concedida ao períodico "Defence News", o Ministro da Marinha foi desafiado pelo entrevistador americano com a pergunta-título do presente artigo. Se o entrevistado pudesse ter-se despido do formalismo que a ocasião impunha, sua resposta, com toda certeza, refutaria, à altura, a mal disfarçada arrogância embutida na pergunta.

Ao ler a entrevista, esta e outras certezas me alertam para o fato de que bem poucos brasileiros encontrariam argumentos convincentes para circunstanciar a resposta, na forma de um artigo.

Nenhum de nós, integrantes que somos da comunidade naval, ignora que programas de renovação de meios flutuantes são subprodutos do planejamento estratégico de todas as Marinhas. Contudo, a prática tem demonstrado que nosso processo de planejamento estratégico não parece contar com a consistência requerida para absorver mudanças políticas, assim como não é suficientemente dinâmico, para conviver com as ocilações financeiras de uma economia de Terceiro Mundo.

O projeto do submarino nuclear nacional (SNN) - fruto muito mais da obstinação de uns poucos, do que da identificação de uma necessidade compartilhada pela consciência naval - embora sofrendo retardamentos, vem resistindo a esses e outros tipos de percalços.

Sua continuidade e aceleração, contudo, dependem de uma vontade política, respaldada no reconhecimento do verdadeiro valor estratégico do SNN, com vista à preservação da Soberania Nacional.

Foi com o intuito de contribuir para o enriquecimento da argumentação em favor do SNN que decidi alinhar umas tantas idéias, amadurecidas que foram ao longo dos últimos vinte anos, nos quais me dediquei ao estudo da questão, tanto oficialmente, quanto extra-oficialmente.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 REVISTA DA EGN

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION