Reflexões sobre a formulação política de alto nível

José Carlos Maciel Barca

Abstract


O Brasil, no presente momento, não possui um conceito estratégico nacional atualizado e aprovado, a exemplo do que já ocorria há cerca de vinte anos.

Esse fato acontece, provavelmente, por não existirem ameaças externas claras aos interesses nacionais, ou, talvez, pela falta  de consenso sobre a melhor prioridade para os objetivos políticos da nação.

Além disso, sabe-se que o assunto não rende dividendos eleitorais e, normalmente, envolve planejamento de longa maturação, que exige persistência e investimentos continuados, ao longo de muitos anos.

A impressão que se tem é de que os líderes políticos do país não estão muito preocupados em definir e divulgar, claramente, uma "Grande estratégia" para o país.

A própria mídia procura passar a idéia de que, na atual conjuntura, em que se observa uma crescente interdependência econômica dos países da América do Sul, é cada vez menor a probabilidade de conflitos regionais.

Recentemente, a maior rede de televisão do país, em editorial a respeito das Forças Armadas, declarou que "os nossos verdadeiros inimigos estão dentro das nossas próprias fronteiras".

Em breve, não deverá causar estranheza a argumentação de que assuntos de Defesa Nacional, por exempo, são irrelevantes em face de outros problemas como os das áreas social e fundiária, tão em evidência atualmente.

Em que pese esse cenário de aparentes indefinições, onde diversos grupos de pressão procuram fazer valer suas idéias e interesses, percebe-se que ainda existem setores acadêmicos que buscam instrumentos que possibilitem racionalizar e ordenar o pensamento político, com vista ao preparo e à aplicação do Poder Nacional.

Com esse enfoque, este artigo procurará tecer alguns comentários acerca da formulação política de alto nível para, em seguida, apresentar um dos métodos mais utilizados para a sua implementação.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 REVISTA DA EGN

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION