O ponto culminante do ataque Clausewitziano na campanha de Rommel na África do Norte

Haroldo Vasques Leandro

Abstract


O presente ensaio tem o propósito de analisar a campanha do Norte da África, empreendida durante a 2ª Guerra Mundial (2ªGM), buscando identificar qual foi o ponto culminante do ataque das forças comandadas pelo Marechal de Campo Alemão Erwin Rommel.

Na consecução deste propósito, serão abordados alguns conceitos teóricos a respeito de elementos estratégicos com o intuito de auxiliar a análise em questão. Em especial, destacam-se os conceitos de Ponto Culminante do Ataque, Fricção e Centro de Gravidade, os quais se relacionam ao trabalho de Carl Von Clausewitz.

Ainda, será apresentada uma narração sucinta a respeito da vida de Rommel, como forma de destacar os seus pilares de formação e, até mesmo, identificar o motivo que o levou a obter considerável prestígio e sucesso durante sua atuação no conflito em pauta.

Posteriormente, será realizada uma descrição da campanha alemã no Norte da África, a fim de prover um exame das circunstâncias a que esteve submetido o exército alemão.

Finalmente, será apresentada uma análise conclusiva, abordando o momento em que o exército de Rommel atingiu o seu Ponto Culminante de Ataque, procurando evidenciar os elementos que, segundo Clausewitz, caracterizam a ocorrência de tal evento.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 REVISTA DA EGN

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION