Introdução à arte operacional

José Carlos Pinto

Abstract


A Arte ou Estratégia Operacional é um tema revestido de crescente interesse nos meios militares nacionais e internacionais. Sua importância é comprovada pelo fato de haver sido incorporada à doutrina de diversos países e da OTAN. Em face disso, existe hoje uma extensa literatura especializada sobre o assunto, composta por uma profusão de artigos, livros e publicações oficiais que, ao mesmo tempo em que o aprofunda, o torna complexo e hermético.

Até mesmo a forma como esse corpo teórico é denominado não encontra unanimidade: arte operacional, estratégia operacional, operational warfare, nível operacional, manobra operacional, manobra estratégica- peracional, entre outras. Os elementos que o compõem também costumam apresentar diferenças de denominação e definição ou no modo como são empregados, durante a dinâmica do planejamento militar.

Diante desse contexto, pretende-se aqui tecer uma breve resenha histórica da evolução dos níveis da guerra, onde se procurará elucidar as origens e o propósito da arte operacional. Em seguida, serão destacadas as principais definições e denominações que lhe tem sido atribuídas e, então, serão feitas as considerações finais. Com isso, espera-se apresentar um estudo meramente introdutório da arte operacional, mas que seja capaz de lançar luzes sobre seu escopo e sua essência, situando-a no contexto da teoria da guerra.

 


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 REVISTA DA EGN

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION