Conseqüências estratégicas para uma marinha de águas marrons

Armando Amorim Ferreira Vidigal

Abstract


Neste artigo são apresentadas algumas idéias do Almirante Vidigal acerca das conseqüências estratégicas para uma Marinha de águas marrons. Inicialmente ele discute a conceituação de águas marrons na Marinha norte-americana para depois analisar as conseqüências para a Marinha brasileira sob quatro aspectos distintos: a capacidade de fazer frente às vulnerabilidades no mar, o seu alcance geográfico, a capacidade de emprego em apoio à política de Estado e por fim o seu aspecto orçamentário. Esse artigo foi um dos últimos escritos pelo almirante e se encontra na forma original no Arquivo da Marinha em um fundo com o seu nome.

 

Nota do Editor : O Almirante Vidigal escreveu este artigo no ano de 2007 no Seminário: “Consequências Estratégicas para uma Marinha de Águas Marrons” na Escola de Guerra Naval.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 REVISTA DA EGN

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION