Notícias

Revista da Escola de Guerra Naval é uma revista avaliada nas áreas de “Ciência da Informação e Relações Internacionais”. É uma publicação de acesso aberto e sua periodicidade é quadrimestral. A revista é ligada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos do Centro de Estudos Político-Estratégico, em formato eletrônico e impresso. A revista publica pesquisas originais com elevado mérito científico, contribuições inéditas em português, inglês, espanhol e francês visando contribuir para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais em Relações Internacionais, Ciências Navais, Engenharia Naval, Oceanografia e áreas afins. A Revista da Escola de Guerra Naval exige originalidade dos artigos submetidos.

PROSUB EM RITMO ACELERADO: ICN TRANSFERE MAIS UMA SEÇÃO DO SUBMARINO HUMAITÁ

 
A Itaguaí Construções Navais (ICN) cumpriu ontem mais uma importante etapa rumo à fase final da preparação do submarino Humaitá (S41) – o segundo submarino convencional do PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos. Com mais de 10 metros de comprimento e cerca de 170 toneladas, a transferência da seção 2B do submarino foi um sucesso. A previsão é que Humaitá seja lançado ao mar no segundo semestre de 2020. O ICN, Itaguaí Construções Navais é a empresa responsável pela construção dos quatro Submarinos convencionais e também o primeiro submarino movido a propulsão nuclear projetado e fabricado no Brasil.  
Publicado: 2019-06-07 Mais...
 

SANTOS BRASIL RECEBEU NOVOS EQUIPAMENTOS DE CAIS NO DOMINGO

 

 

A Santos Brasil recebeu, neste domingo (5), 30 terminal tractors (para a movimentação de contêineres no terminal) que fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 300 milhões. Os veículos contam com uma tecnologia desenvolvida, na China, especialmente para a empresa. O mesmo ocorrerá com os demais equipamentos comprados: dois portêineres e 30 reboques. A expectativa é que a capacidade do terminal cresça, no mínimo, 20% com o aporte financeiro e passe a movimentar 2,4 milhões de Twenty-foot Equivalent Unit (TEU) ao ano – a medida é equivalente a um contêiner de 20 pés.


 
Publicado: 2019-05-13 Mais...
 

REVISTA DA EGN SEGUE NOVA EXIGÊNCIA DA SCIELO BRASIL PARA AUTORES

 

 

A partir de 22 de janeiro de 2019 , será exigido o número do ORCID do autor substantivo, ou seja, caso haja mais de um autor no artigo, do autor principal, como pré-requisito para inclusão de artigo no processo de seleção da Revista da Escola de Guerra Naval.


 
Publicado: 2019-01-24 Mais...
 

MARINHA DO BRASIL PARTICIPA DE CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ENERGIA SOLAR E RENOVÁVEL EM FORTALEZA-CE

 

 

A Marinha do Brasil participou, nos dias 10 e 11 de abril, em Fortaleza-CE, do Intersolar Summit Brasil Nordeste - congresso que reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros com foco na geração de energia solar e renovável. O evento teve como principais objetivos permitir oportunidades de contatos de alto nível; expandir o uso de tecnologias fotovoltaicas em níveis regional e nacional; e fortalecer o setor no País, especialmente no contexto atual, em que um número crescente de projetos de geração distribuída deve entrar em funcionamento. Na oportunidade, a Escola Aprendizes Marinheiros do Ceará, representando a Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha (CICEMAR), realizou uma apresentação sobre “Gestão de Eficiência Energética na Marinha do Brasil”.


 
Publicado: 2019-04-24 Mais...
 

IDA DA FRAGATA UNIÃO PARA MISSÃO DE PAZ NO LÍBANO

 

A partir de 15 de março de 2019, a Fragata “União” (F45) passará a integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL), em substituição à Fragata “Liberal” (F43), que participa da operação desde setembro de 2018. O navio partirá da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) no dia 27 de janeiro, às 10h, e fará escalas logísticas em Natal (BRA), Funchal (PRT) e Valência (ESP), com previsão de chegada em Beirute no dia 7 de março.

 

 
Publicado: 2019-01-30 Mais...
 

ATAQUES DE PIRATARIA MARÍTIMA DUPLICARAM NO OCEANO ATLÂNTICO EM 2018

 

 

Segundo o relatório anual sobre pirataria da Agência Marítima Internacional (IMB, na sigla em inglês), no ano passado foram registados 201 ataques contra os 180 ocorridos em 2017. Na África Ocidental, os ataques reportados nas águas entre a Costa do Marfim e a República Democrática do Congo mais do que duplicaram. Os seis sequestros de navios com pedidos de resgate registados nesse ano aconteceram todos nesta zona, onde houve ainda 13 dos 18 casos de disparos sobre barcos, foram registados 130 dos 141 reféns e 78 dos 83 pedidos de resgate.


 
Publicado: 2019-01-30 Mais...
 
1 a 6 de 6 itens