A catalogação e sua contribuição para o desempenho da função logística abastecimento

Ailton Bispo dos Santos

Abstract


"Prever para prover", eis o lema da logística.

Na verdade, as atividades logísticas se agrupam em cada uma das três fases básicas: determinação de necessidades, obtenção e distribuição, estabelecendo, dessa forma, o ciclo logístico.

A previsão está relacionada com as atividades da primeira fase básica da logística - a determinação de necessidades. Sem dúvida, esta é a fase mais importante, a má previsão, ou seja, uma falha na determinação de necessidades, certamente comprometerá as demais fases.

A provisão, por sua vez, se relaciona com as atividades da obtenção e da distribuição.

No caso da função logística abastecimento, que visa à provisão do material, as atividades atinentes à precisão devem ser executadas antes daquelas e com os respaldos técnicos e gerenciais disponíveis, a fim de influir positivamente no atendimento da necessidade logística em quantidade, qualidade, tempo e lugar adequados. Para isso, pretendo demonstrar, no presente trabalho, que um bom sistema de catalogação contribui significamente para previsões e provisões acertadas.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 REVISTA DA EGN

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION