A defesa européia: situação político-militar e perspectivas

Yannick Rest

Abstract


Constituída por 25 Estados, representando uma população de 450 milhões de habitantes e um quarto do produto nacional bruto mundial (4:1), a União Européia (UE) representa um espaço de estabilidade e de prosperidade, fruto de uma construção política voluntária das nações européias.

Com o fim da guerra fria, que afastou os riscos de conflitos de maior amplitude em seu território, a UE surgiu na cena internacional como um ator global, confirmando sua vocação de contribuir para o estabelecimento de um mundo multipolar.

Para defender seus interesses estratégicos, a Europa procura assumir uma responsabilidade crescente na segurança internacional. Da adoção de uma Política Externa e de Segurança Comum2 (PESC) até as primeiras operações autônomas conduzidas pela UE, em 20033, progressos importantes foram realizados nestes últimos anos, no campo da cooperação militar.

A defesa da UE está se instalando progressivamente e suscita um debate crescente entre os Estados membros, em razão dos conflitos de soberania e da importância das relações com os Estados Unidos da América (EUA).

Este ensaio tem como propósito apresentar as estruturas político-militares existentes e as perspectivas de evolução da defesa da UE. Após uma apresentação das principais etapas da criação da defesa européia, analisar-se-á a sua estratégia de segurança, as estruturas de comando, as forças militares e capacidades estratégicas; as relações com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e as primeiras missões conduzidas pela UE, com o propósito de mostrar seus trunfos e suas fraquezas como, também, de vislumbrar as possíveis pistas de evolução futura, à luz da construção política européia.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 REVISTA DA EGN

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION