A anatomia de um jogo de guerra didático

Antonio José Neves de Souza

Abstract


Este artigo descreve os jogos de guerra didáticos aplicados na Escola de Guerra Naval, abordando as suas fases, desde a montagem do cenário até a crítica, passando pelas fases de planejamento, preparação e execução do jogo propriamente dito. Focaliza a evolução dos conflitos, na história, e a dos jogos de guerra, desde a sua primeira aplicação com propósito militar, por volta de 1824, na Prússia, até os jogos da atualidade que tem uma finalidade mais abrangente, também se destinando ao intercâmbio de idéias e à análise de novas práticas e doutrinas. Ressalta a importância da aplicação do jogo na preparação do militar de hoje, principalmente no que tange às disciplinas que não são especificamente de abordagem militar. Encerra concluindo que o jogo de guerra motiva a todos, pois ensina não só aos alunos como também aos instrutores.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 REVISTA DA EGN

Indexes and directories:
resultado de imagem para Diadorim AZUL resultado de imagem para LOGO DE DOI CrossRef resultado de imagem para CAPES PERIÓDICAS Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
 
 

REVISTA DA ESCOLA DE GUERRA NAVALJOURNAL OF THE NAVAL WAR COLLEGE

e-ISSN: 2359-3075
ISSN: 1809-3191

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS ON-LINE SUBMISSION